terça-feira, 1 de setembro de 2015

Importância da Microbiologia de Alimentos na Nutrição

                Sabe-se que a micro biologia de alimentos estuda a influência dos micro-organismos nas características dos produtos alimentícios de consumo humano ou animal. A qualidade microbiológica dos alimentos está condicionada, primeiro, à quantidade e ao tipo de microrganismos inicialmente presentes (contaminação inicial) e depois à multiplicação destes germes no alimento. A qualidade das matérias - primas e a higiene (de ambientes, manipuladores e superfícies) representam a contaminação inicial. O tipo de alimento e as condições ambientais regulam a multiplicação.
              Os microrganismos (MO) têm sido utilizados pelo homem em diferentes processos e de diferentes maneiras, sendo que muitas substâncias e de considerável valor econômico são produtos do metabolismo microbiano. Os microrganismos desempenham papéis muito importantes, dependo do tipo de interação existente com o alimento e seus nutrientes, e podem ser classificados em três grupos distintos, através de suas propriedades morfológicas e fisiológicas. Mais recentemente, novos critérios têm sido introduzidos relativos às suas características bioquímicas e genéticas.
         Na Nutrição à Microbiologia é de suma importância pois o profissional utiliza os conhecimentos em microbiologia de alimentos de maneira preventiva, com o propósito de evitar toxiinfecções alimentares, promover melhorias nos processos que vão desde a aquisição, armazenamento e distribuição de alimentos, garantindo um produto com a carga microbiana dentro dos padrões da legislação vigente ou até mesmo inócuo, preservando suas características organolépticas. ( https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120814054716AAzIWud)
             




                                        revivanutri.wordpress.com



               O nutricionista, assim como o microbiologista de alimentos tem como principal preocupação o controle do desenvolvimento microbiano, com a finalidade de eliminar riscos à saúde do consumidor, bem como prevenir ou retardar o surgimento de patologias. 


                                                                                                                         Autor: Carlos Humberto da Silva Araújo

        

3 comentários: